SEO e IA: como a IA escolhe quais sites usar como referência?

O SEO está
morrendo!
A cada atualização do Google ou avanço da inteligência artificial essa discussão surge das cinzas e abala todo mercado.
Entretanto essa ideia, novamente, não poderia estar mais errada,
pois em vez de perder relevância, o SEO está sendo reinventado e se tornando
ainda mais essencial em um cenário competitivo onde a informação
precisa ser encontrada, interpretada e validada com precisão e clareza.
A inteligência artificial não trabalha a partir do zero e não criam conhecimento espontaneamente
Trabalhar com estratégias de otimização para mecanismos de busca, atualmente, vai além da otimização para buscadores tradicionais. É mais do que se adaptar, o SEO está moldando a forma como a informação circula na era digital que as Ias estão dominando.
A inteligência artificial depende de um ecossistema digital bem estruturado, onde o conteúdo é organizado, confiável e de autoridade. Plataformas como o Chat-gpt precisa de informações de qualidade para gerar respostas precisas e confiáveis para os usuários e a função do SEO, antes focado somente a posicionamento nos mecanismos de busca, agora influencia diretamente a forma como a inteligência artificial acessa, processa e apresenta informações.
Por que a IA depende tanto de SEO?
Como já dito na introdução, inteligência artificial que impulsiona mecanismos como a Search Generative Experience (SGE) do Google e modelos de linguagem como o ChatGPT não criam conhecimento, apenas processam e reorganizam informações extraídas da internet. Esse processo se baseia em grandes volumes de dados estruturados que estão disponíveis em sites, blogs, notícias e outros conteúdos indexados.
Algoritmos de IA priorizam fontes que seguem boas práticas de SEO, pois são mais fáceis de rastrear, interpretar e validar. Páginas bem estruturadas, com hierarquia clara, uso eficiente de palavras-chave, links de referência e conteúdo relevante têm maior probabilidade de serem incorporadas aos conjuntos de dados que alimentam esses sistemas.

fonte da imagem: 9 melhores práticas de SEO
Todo estrategista que entende o mínimo de SEO, sabe que a ausência de otimização reduz a visibilidade de um conteúdo nos mecanismos de busca tradicionais, e de agora em diante ele precisa estar ciente que isso também impacta nas respostas geradas por IA. Isso ocorre porque os crawlers e modelos de machine learning dependem de sinais que indicam confiabilidade e relevância. Estudos apontam que páginas com boa autoridade e estruturação são significativamente mais referenciadas em respostas de IA generativa, consolidando o impacto direto do SEO nesse novo cenário.
Com a crescente adoção de assistentes baseados em inteligência artificial, otimizar conteúdos para mecanismos de busca deixou de ser apenas uma estratégia para aumentar o tráfego orgânico. Por isso, saiba que nem todo conteúdo disponível online é tratado da mesma forma ou será exibido em uma resposta de IA.
A SERP do Google continua fundamental
A SERP do Google permanece como principal ponto de descoberta para usuários e canal vital para o tráfego orgânico mesmo com a popularização das IAs. Estudos indicam que cerca de 93% das buscas são iniciadas no Google o que evidencia seu papel inegável na orientação das decisões de consumo. E mesmo diante de constantes mudanças nos algoritmos e na dinâmica do mercado, o tráfego orgânico continua sendo um dos principais vetores de visibilidade para empresas.
Dados de mercado mostram que as três primeiras posições nos resultados de busca podem captar mais de 50% dos cliques;
Dados da HubSpot indicam que 75% dos profissionais de marketing consideram que as estratégias de otimização para mecanismos de busca (SEO) são as táticas mais eficazes para gerar leads e aumentar a receita;
O cenário atual do marketing digital está evoluindo gradativamente para uma convergência entre otimização para mecanismos de busca tradicionais (Google, Bing) e para sistemas de IA como Chat-gpt.
A introdução da Search Generative Experience (SGE) utilizada pelo google em seus buscadores não diminuiu a importância de estar bem posicionado nas páginas de pesquisa; ao contrário, ela intensifica a relevância do SEO, pois oferece resumos rápidos e diretos, baseados em uma seleção dos conteúdos mais confiáveis.
Assistentes de IA como o ChatGPT, o SGE e outros modelos de linguagem dependem de fontes confiáveis e otimizadas para fornecer respostas precisas. Um estudo recente da BrightEdge revelou que 68% das empresas que investem de forma estratégica em SEO observaram um aumento significativo no tráfego orgânico, mesmo com a ascensão de ferramentas de IA. Isso ocorre porque a IA não cria conhecimento do zero; ela o extrai de sites que seguem boas práticas de SEO.
A adaptação às inovações trazidas pelo SGE vai além do clássico SEO que foca somente em estar bem posicionado nos resultados de busca. Equipes devem revisar suas estratégias para garantir que seus sites e páginas sejam capazes de fornecer conteúdo útil que se destaque nas respostas geradas pela inteligência artificial, conquistando assim sua relevância e atração de tráfego qualificado.
O ChatGPT e os outros assistentes também precisam de SEO
Estudos indicam que fontes que se destacam por autoridade e relevância tem frequentemente mais citações em respostas geradas por IA, o que significa que otimizações estratégicas focadas em melhorar o posicionamento organico também amplia as chances de ter menções por assistentes virtuais.
Para se manter relevante nesse novo cenário, é necessário entender e adaptar a estratégia utilizada e, caso necessário, aplicar ajustes que influenciarão diretamente nos resultados futuros. O que já segue funcionando deve seguir sendo aplicado, mas fique atento aos seguintes pontos que devem ser otimizados de forma cada vez mais estratégica e precisa para que os resultados positivos:
Implementação correta de dados estruturados
– como o Schema – facilita a
compreensão do contexto e da intenção do conteúdo pelos
algoritmos de IA, aumentando a probabilidade de referência. Por meio dos dados
estruturados o Crawler entende toda estrutura do seu site e do que se trata toda
página. Isso facilita muito o rastreamento e indexação e por
conseguinte pode melhorar o posicionamento
orgânico.
Conteúdo que
entregue valor real ao usuário e seja
útil; o foco na qualidade, em detrimento do uso
excessivo de palavras-chave, é fundamental, já que tanto o Google quanto
outros sistemas de IA priorizam textos que respondem de forma completa às
dúvidas dos usuários. Antes de postar um conteúdo, sempre faça a
pergunta: Esse conteúdo será útil para alguém ou está
sendo claro e objetivo o suficiente? Se a resposta for positiva poste, caso contrário
revise novamente sua estratégia.

fonte da imagem: Confira 7 etapas para criar um conteúdo de qualidade
Estratégias voltadas para a otimização das SERPs – incluindo a criação de featured snippets e respostas diretas – podem garantir que o conteúdo seja exibido nas respostas geradas por IA.
Construção de autoridade e confiança, por meio de um perfil robusto de backlinks e a produção de conteúdos assinados por especialistas, também aumenta a credibilidade do site, fator essencial para a preferência dos algoritmos.
Velocidade e a experiência do usuário (UX) continuam sendo determinantes; sites ágeis e bem estruturados têm maiores chances de ranqueamento tanto nos mecanismos tradicionais quanto nos assistentes de IA.
SEO não está morto, ele está evoluindo
A Inteligência Artificial (IA), que muitos apontam como uma suposta substituta dos buscadores depende muito do SEO para funcionar de maneira eficiente, pois ferramentas de IA, como os modelos de linguagem, precisam de dados estruturados e bem organizados para aprender, interpretar e distribuir informações.

fonte da imagem: 10 Google Search Statistics You Need to Know in 2023 [Infographic]
A SERP (Search Engine Results Page) do Google, por exemplo, continua sendo um dos principais canais de descoberta de conteúdo, com mais de 8,5 bilhões de buscas realizadas diariamente em 2023 com a introdução da Search Generative Experience (SGE), que integra respostas geradas por IA diretamente nos resultados de busca tornou o SEO mais estratégico em vez de absoleto. Agora, além de competir por posicionamento tradicional, as empresas precisam garantir que seu conteúdo seja relevante e estruturado o suficiente para ser selecionado e exibido por esses sistemas.
Por isso, a afirmação de que o SEO está morto desconsidera completamente o papel central que ele desempenha no ecossistema digital atual.